Resíduos Orgânicos Compostáveis
Os resíduos orgânicos produzidos nas residências são basicamente sobras de preparo de alimentos e resíduos oriundos de podas e jardinagem. Entretanto, nem todos os resíduos orgânicos são apropriados para a compostagem em escala domiciliar.
Resíduos compostáveis: cascas de frutas e legumes, talos de verduras, casca de ovo, borra/filtro de café, saquinhos de chá, guardanapos de papel, folhas e flores, podas de jardim e similares.
Resíduos não indicados para compostagem: carnes, óleos e gorduras, alimentos cozidos e massa, elevadas quantias de sobra de prato, alimentos temperados e/ou com sal, bitucas de cigarro, embalagens plásticas.
O descarte de uma elevada quantidade de resíduos orgânicos domiciliares pode indicar um problema de mau aproveitamento ou dimensionamento na aquisição e preparo de alimentos. Nesse caso é importante rever algumas práticas, como ajustar a compra de alimentos ao consumo, manusear os alimentos com cuidado, evitando desperdícios e buscar o aproveitamento integral dos alimentos.
O que fazer com os resíduos compostáveis?
A compostagem pode ser realizada na própria residência, desde que os resíduos sejam separados adequadamente.
Existem diversos modelos de composteiras que podem ser utilizadas, desde minhocários até sistemas mais robustos projetados para condomínios.
Alguns tutorias para construção de composteiras podem ser encontrados em sites como https://www.ecycle.com.br/composteira-de-balde/ e https://www.slu.df.gov.br/composteira-para-condominios/. Existem também alguns locais que vendem composteiras prontas.
Outra opção é contratar um serviço de coleta e reciclagem de resíduos orgânicos.
Mais informações:
LEIS E DECRETOS
Saiba mais sobre os atos oficiais do município e a legislação referente ao descarte de resíduos sólidos.
Veja mais